sábado, 25 de junho de 2011

India - Delhi

O avião chegou pouco depois das 2 da manha na India. Ate passarmos pela imigração, que levou um pouco de tempo, pegarmos as malas e sairmos era umas 3 da manha. E tinhamos que pegar o metro ate o centro de Delhi, que só começava a rodar de manha, as 6. Então resolvemos sentar e esperar no aeroporto, pegamos umas cadeiras de um cafe, encostamos na parede e tentamos dar uns cochilos ate de manha. Tinha tv ligada, passando notícias de uma rebelião que tinha acontecido durante a noite em Delhi. Que conveniente neh ?!?
Pegamos o metro quando amanheceu e fomos pro bairro Pahar Ganj, o centro dos mochileiros em Delhi. Saímos do metro, entramos na estação de trem, que era bem grande, e enquanto atravessávamos ate o outro lado, já tivemos uma idéia de como seria do lado de fora: Extremamente cheio de gente, sujo, fedido e muito quente!!! Ao sair da estação já chegamos na rua que procurávamos e foi exatamente aquilo que encontramos. Nós, por sermos brasileiros já estamos acostumados e ver lugares pobres, feios, sujos e muito lixo no chão, porém tivemos um choque ao ver as ruas daquela região. Pra se ter uma idéia, não tivemos coragem pra andar de chinelos na rua, com medo de machucar o pé ou pegar uma doença no lixo que cobre as ruas do lugar. Também vimos pelas ruas as vacas "sagradas" da India. Elas vagam pelas ruas e ninguém as incomoda, alguns ate deixam água pra elas beberem na porta de suas lojas. No Brasil temos muitos cachorros de rua que comem os lixos por ai, lá o que vimos foram as vacas "sagradas" comendo lixo que o povo joga nas ruas. Imagina se elas não fossem sagradas !!!
Bom, depois do choque inicial, chegamos ao Hare Krishna Hotel. Pegamos um quarto e já fomos logo capotando porque não tínhamos dormido nada durante a noite. E dormimos ate por volta da 13:00.
Depois do almoço fomos andando ate o Connaught Place, uma área da cidade que cresceu durante o domínio britânico na India. A praça no centro tem vários chafarizes e os prédios ao redor da praça redonda tem arquitetura britânica com vários arcos, bem diferente do resto da cidade. E apesar de ter revista e raio-x na entrada do parque e nao poder tirar fotos, ate que é um parque interessante de se visitar. Pelo menos é limpo e tranquilo. Depois da caminhada de volta num calor de 40 graus com o ar super seco, chegamos prontos pra tomar um banho, jantar e dormir !!

Depois de café, fomos pra estação de trem comprar a passagens. Compramos as passagens pra única categoria disponível. Povão, sem ar-condicionado. Já viu neh ?!?
Pelo menos foi fácil pra comprar porque o centro de informações ao turista é bem mais eficiente e rápido do que qualquer outro balcão de informação que encontramos no pais. E tem ar-condicionado !!!
Depois fomos para o Forte Vermelho, um dos pontos turísticos da capital indiana. Ficamos surpresos que o preço do rickshaw (tuk-tuk) foi fácil de ser combinado e quando chegamos no portão do forte entendemos o porque! Era segunda feira e o forte estava fechado!! Como já tínhamos perdido a viagem, decidimos andar um pouco pra conhecer a região ate chegarmos na estação de metro pra voltarmos pro Hare Krishna.
Na caminhada, vimos templos, casas, comércios, muita gente local e uma fração do que realmente é a vida em Delhi. Foi muito interessante!! De volta no hotel, arrumamos as malas da viagem do dia seguinte.

Saímos cedo do hotel, e fomos ver o India Gate (Portal da India). Estava bem quente e estávamos com as malas nas costas, mas mesmo assim conseguimos aproveitar um pouco e tirar umas fotos. Ate tiramos foto de uma família indiana a pedido de uma menininha, que ficou muito feliz em ver a foto na tela da máquina.

Almoçamos ali perto no Connaught Place e ficamos enrolando ate a hora do trem e durante esse tempo, conversamos com 4 pessoas sobre nossa viagem no pais. Ouvimos umas dicas e decidimos ir mais cedo pra estação de trem pra comprarmos as passagens pros outros trens que pegaríamos para outras cidades depois. E foi isso que fizemos e depois de comprar as passagens, fomos tentar descobrir onde era nossa plataforma pra pegar o trem. Parece uma tarefa fácil, mas que levou quase uma hora, o que fez com que chegássemos no trem 5 minutos antes da partida, que fez uma grande diferença.
Entramos no vagão, achamos nossa "cabine", que tinha lugar pra 6 pessoas, uma triliche de cada lado. Como ainda estava de dia, as duas camas de baixo nao estavam armadas, da do lugar para um banco. Que seriam pra duas pessoas, já que a cama de cima já estava pronta. Depois de mais de dois meses viajando no sudeste asiático, quase sempre de trem, já sabíamos como isso funcionava. Mas não sabíamos como as coisas funcionavam na India!!
Entramos e vimos 4 pessoas num banco de um lado e 3 pessoas do outro, e que contando com a gente seriam 9 pessoas num espaço para 6 !!!! Depois de 10 minutos tentando explicar pro povo que aquele era nosso lugar, decidimos simplesmente ir para as camas de cima, que estavam cheias de malas. Jogamos tudo no chão e ficamos por lá o resto da viagem, 12 horas ate a manha seguinte!!
Já tinhamos pego trens ruins antes mas nada se comparava aquele trem de Delhi. Era muito quente, alguns dos ventiladores estavam quebrados, tudo era sujo tanto que nem tivemos coragem de ir no banheiro, as camas eram tábuas forradas com colchonetes e os poucos turistas que tambem estavam lá, nao estavam perto da gente, que pareciam ser as únicas pessoas por lá que falavam inglês. O trem era lento, o barulho era bem alto e os ambulantes nao paravam de passar gritando "Chai, Chai, Chai"!!!
Da janela do trem quando vimos escrito "Varanasi" na estação não sabíamos se ficávamos tristes ou felizes por chegar lá...


Renner & Ane Gimenes
Sent by my iTouch

Um comentário:

  1. Oi Filha e Renner, estou impressionada com as coisas que voces contam. É claro que a gente ve essas coisas nos filmes, mas assim, voces contando e fotografando, é incrivel. Sabe, o material que voces tem escrito e as fotos, voces podem publicar um livro. O Douglas que deu essa idéia. Pensem nisso. Acho que seria um belo livro com histórias interessantes.

    ResponderExcluir