quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vietnam

Chegamos no Vietnam em Ho Chi Min City, mais conhecida pelo seu antigo nome, Saigon. Depois de comer algo e conhecermos um pouco da área onde estávamos, fizemos mais alguns planejamentos, compramos tour pros próximos dois dias e fomos descansar, já que tínhamos viajado a maior parte do dia.



Saímos cedo para o tour no Rio Mekong, que já tinhamos visto no Laos. Foi uma viagem de 3 horas ate o rio e depois pegamos o barco onde passamos por 4 ilhas famosas na região(fênix, unicórnio, tartaruga e elefante). Paramos em uma vila onde vimos varias barraquinhas e um "restaurante" onde tinha um apiario. Lá provamos mel e também um whisky com aquelas cobras dentro da garrafa, que também era produzido naquela região. De lá pegamos uma canoa, passamos pelos canais dentro da ilha, e chegamos de volta no barco, que nos levou para uma fabrica de balas de coco. Acompanhamos todo o processo de produção das balas, provamos e compramos algumas. Eram boas mas bem diferentes das do Brasil. Depois de um almoço meia-boca e um descanso fomos provar umas frutas tropicais em outra vila. Comemos jaca, melancia, manga, mamão e dragon fruit(fruta típica do sudeste asiático) enquanto ouvíamos musicas tradicionais vietnamitas ao vivo. Foi um tour bem interessante, principalmente se levado em conta o valor bem baixo que pagamos. A noite de volta em Saigon, jantamos pizza e voltamos pro hotel. A noite jantamos pizza num restaurante italiano.
Quais são as chances de você encontrar um dos 4 milhões de neozelandeses em um restaurante italiano no Vietnam ?? Bom, nós encontramos uma kiwi.

No outro dia fizemos um tour pro acampamento dos vietcongs, Cu Chi tunnels. Eram os túneis onde os vietcongs se escondiam de dia e atacavam a noite, e fizeram isso durante toda a guerra. Ouvimos um pouco da história da guerra contada pelo guia que lutava do lado das tropas dos EUA contraste os próprios conterrâneos.
No acampamento vimos vários buracos de bombas, vários buracos de saídas de ar dos túneis e os buracos que eram os túneis onde eles viviam. Também fomos num campo onde os turistas podiam atirar com metralhadoras. Nos só ficamos assistindo e quase ficamos surdos com o barulho, principalmente das armas maiores. Eles tinham pistolas, M-60 e ate AK-47.
Depois disso veio a melhor parte do tour, entramos em um dos túneis que os vietcongs usaram. Era bem apertado e lá dentro ainda descemos dois andares, onde o ultimo deles chegava a mais de 10 metros abaixo da supericie. Andamos apertados e agachados, no escuro e se sujando de terra por quase 150 metros de túnel. Nao recomendado pra pessoas claustrofobicas !!!
Depois do tour fomos no museu da guerra, onde vimos varias aeronaves americanas, inclusive jatos e helicópteros e também tanques, canhões e lança mísseis. O museu era praticamente uma propaganda contra os EUA. Varias fotos das vitimas, de lugares atingidos e de protestos contra a guerra podiam ser vistas nos dois primeiros andares.  O ultimo andar era sobre as vitimas das bombas químicas usadas durante guerra, como Napalm, Agente Laranja, entre outros. Bem triste mas também bem interessante.
A noite compramos umas lembrancinhas e como nao conseguimos comprar passagem de trem pra Hanói praquela noite, só pro dia seguinte, nós voltamos pro hotel.

De manha arrumamos as malas, saímos do hotel e ficamos esperando o horário do trem, que era a noite. Ficamos planejando o que faríamos em Hanói e nossa viagem pra Macao e tentando nos preparar psicologicamente pra ficarmos 2 noite e 1 dia inteiro dentro de um trem.
Durante a noite ate que foi tranquilo mas o dia seguinte foi bem chato e cansativo. Como nos falaram que tinha um vagão "restaurante" que pelo menos vendia algo pra comer, nós nao levamos nada e tivemos que esperar ate o meio da tarde pra comermos uns miojos que compramos em uma estação. Porque a comida vendida no trem(só na hora do almoço) era incomivel. Durante a tarde passamos pelo trecho mais bonito da viagem, quando o trem sobe o morro e de lá voce consegue ver as praias quase desertas na costa. Bem bonito mas são só 40 minutos e depois voce volta pra viagem de trem comum só com a vista dos campos do pais. Depois jantamos miojo de novo e dormimos de novo com o balanço e o barulho do trem.



Amanhecemos em Hanói, as 4 da manha e ficamos na estação ate as 7:30 esperando a bilheteria abrir pra comprarmos passagem para irmos de trem pra China. De lá com as passagens em mãos, fomos pro hotel, deixamos as malas no quarto e fomos comprar um tour pra Halong Bay. Todas agencias ofereciam a mesma coisa, 3 tipos de tour: um tour de luxo, um de preço médio e um econômico. De acordo com o que havíamos pesquisado antes o de preço médio e o econômico ofereciam a mesma coisa, a única diferença é que no médio você paga mais. Então decidimos gastar o mínimo possível e ir com poucas expectativas.
Depois do almoço, demos uma volta na cidade e vimos o lago e a igreja católica que são alguns dos pontos turísticos da capital. Depois da janta, arrumamos as malas para a viagem dos próximos dois dias que passaríamos num barco.

Na manha seguinte, fomos levados ate o píer que ficava a 3 horas de Hanói. Chegando lá fomos para o barcos ficamos contentes ao ver que o barco não parecia ser tão mal ! Tinha um "refeitório", um andar com quartos(cabines) e um deck com espreguiçadeiras. O almoço estava bom, tinha peixe frito, alguns legumes e arroz. Nada muito especial mas tudo satisfatório. Já ficamos felizes porque tinhamos lido que a comida no tour econômico era pouco e ruim. Depois disso conhecemos alguns dos nossos companheiros de tour, duas malasianas, um chines, um israelense, uma thai, dois alemães, dois holandeses e 6 franceses que nem quiseram se enturmar.
Halong Bay é uma baia com umas formações rochosas muito bonitas, são ilhas fina e altas que parecem que flutuam no mar. É um lugar bem bonito mas na verdade se parece bastante com Milford Sound, na Nova Zelândia, só que com temperaturas muito mais agradáveis.



Mais tarde fomos conhecer algumas cavernas da região. Eram bonitas mas muito alteradas pelo homem, cheias de luzes, placas e passarelas. Perdia aquela sensação de aventura.
Depois fomos nadar quando o barco ancorou. Pulamos do deck que eram bem altinho, a água estava bem quente e calma que mais parecia uma piscina. Foi bem legal!! A noite jantamos, novamente a comida foi boa e suficiente. Depois ficamos no deck deitados nas espreguiçadeiras vendo as meia dúzias de estrelas que conseguíamos ver, porque o tempo estava meio nublado e com uma névoa que parece ser freqüente na regiao. Depois fomos pro quarto/cabine, que nao era muito diferente de um quarto de hotel, só que bem pequeno. Era bonito e ate tinha ar-condicionado e banheiro com água quente.

Na manha seguinte tomamos um café da manha, meia-boca e ficamos no barco ate o meio dia, quando voltamos pra terra firme, almoçamos num restaurantinho mais ou menos que já era incluído no tour e voltamos pra Hanói.
Pela primeira vez ficamos bem satisfeitos com um tour. O chines e o israelense nao podem dizer o mesmo porque tiveram que dividir uma cama e claro que eles nao gostaram de dormir com estranhos, ainda mais homens! Chegando na guesthouse, pegamos as malas e fomos pra estação de trem.
E assim terminava nossa viagem pelo sudeste asiático em grande estilo. Agora tinhamos um grande caminho pela frente pra chegar ate Macao.


Renner & Ane Gimenes
Sent from my iTouch

Nenhum comentário:

Postar um comentário