terça-feira, 14 de junho de 2011

Cambodia - Parte 2

No nosso ultimo dia em Angkor, nos acordamos bem cedo e fomos pro parque pra ver o sol nascer. Quando saímos da guesthouse o dia já estava meio claro mas ainda chegamos a tempo de ver o sol bem baixo, pertinho do templo de Angkor Wat. De lá vimos os outros templos que ainda nao tinhamos visto. Um deles era um que tem uma árvore bem em cima da entrada do templo, com as raizes atravessando as pedras do templo. Os outros eram também muito legais, parecidos entre si mas diferentes dos que vimos nos outros dias. Acabamos de ver tudo ainda pela manha e voltamos pra guesthouse pra dormir um pouco e descansar, já que depois de três dias andando tanto pelos templos, estávamos quebrados. Então arrumamos as malas e compramos a passagem para Phnom Phenh, mais tarde jantamos lá mesmo na guesthouse e capotamos.

Então saímos cedo na manha seguinte e viajamos o dia todo de ônibus. Chegamos em Phnom Phenh no fim da tarde e pegamos um tuk-tuk pra guesthouse. Mais tarde só jantamos e fizemos os planejamentos pros próximos dias na cidade.

Logo de manha cedo corremos para a embaixada do Vietnam para pedirmos o visto. Depois do almoço seguimos para uma antiga escola que foi transformada em prisão pelos ditadores que controlaram o pais na década de 70, quando mais de 2500 milhões de pessoas foram presas, torturadas e exterminadas. Isso foi feito numa tentativa  de ter um pais comunista agrícola. Os primeiros a serem assassinados foram os governantes, estudiosos e celebridades. Um verdadeiro holocausto, 1/3 do pais foi morto. Esse episódio na história do pais foi chamado de Kmer Rouge.
Hoje em dia a S-21, como era chamada a prisão, é um museu onde mostram fotos dos prisioneiros que passaram por lá, as torturas que eles receberam, como os prisioneiros viviam lá dentro e como dentre milhares de pessoas somente 7 sobreviveram. Bem interessante!!
 
De lá paramos num shopping pra almoçar e passamos no mercado central da cidade. Mais tarde a noite fomos em na lan house da guesthouse pra liberar espaço nos cartões de memória das máquinas fotográficas. Enquanto usávamos o pc deu pau e obviamente o cartão também. Bom, depois da maior briga com o povo da guesthouse, resolvemos procurar outro lugar pra ficar. Achamos um hotel por quase o mesmo preço mas um quarto e um hotel muito melhores. Jantamos nesse hotel mesmo e voltamos pra dormir a ultimo noite já paga na guesthouse.

No ultimo dia fomos ao "Campo de matança" (Killing Fields), onde os prisioneiros da prisão S-21 eram levados para serem executados. É bem triste ver as covas enormes onde foram encontrados centenas de corpos juntos. Inclusive crianças ao lado das mães, bebes e vários corpos decaptados. Nesse campo víamos pedaços de roupas e ate de ossos saindo do chão. Ainda tem covas sendo escavadas e outras que ainda nem foram abertas, por isso, as vezes quando chove varias dessas coisas vem a superfície. Lá também tem este memorial  as vitimas, na foto abaixo,  com 8000 crânios encontrados nas covas daquele campo. Observe dentro do vidro.

A tarde, arrumamos as malas, planejamos o que iríamos fazer no proximo pais, Vietnam e pesquisamos sobre como chegar em Macau, pais que adicionamos já no meio da nossa tour. Também compramos o trem para Saigon, pra onde viajamos na manha seguinte.


Renner & Ane Gimenes
Sent from my iTouch

Nenhum comentário:

Postar um comentário