terça-feira, 8 de março de 2011

Bali & Gili Trawangan

Primeira noite em Bali fomos procurar acomodação. Quando conseguimos encontrar uma que estava no guia, já estava lotada. Andamos mais uma hora cada um com suas duas mochilas ate que resolvemos ficar em um meio caro porque não aguentavamos mais andar. Esse lugar caro custou $20 dólares a noite, rs. Era um lugar bem chique com ar condicionado, piscina, muito lindo. Coisa que nos não estamos acostumados. No outro dia trocamos pra um lugar mais barato, sem piscina, feio e só com ventilador.
Ficamos meio decepcionados com Bali. A praia mais famosa, Kuta, estava muuuuito suja. Pilhas e pilhas de lixo por toda praia, e a água barrenta. Espero que seja só por causa da época e não que a praia seja assim.
A cidade não tem ruas, só vielas, que eles chamam de "Gangs". Todos os gangs são cheios de lojinhas que vendem cangas, pulseiras, roupas e artesanato. Também tem restaurantes, acomodações e casas de massagem. Toda vez que você passa na frente de qualquer um deles, um vendedor fala "compra uma camiseta" ou "happy hour, cerveja barata" e tem as mais irritantes que são as meninas que falam "massaaass" (massagem) então você fica o tempo todo falando não obrigado, se quiser ser educado. Fora esses vendedores normais, tem um tipo mais indiscreto que te oferecem "marijuana", "haxixe" ou "weed". O que nos lemos a respeito é que quando alguém aceita, logo depois o vendedor da um toque pra policia e aí o turista ta ferrado. Ou ele deixa uma boa grana pra policia ou vai passar muitos anos na cadeia. Agora tem uma outra coisa que eu ainda não entendi como funciona, que é o cogumelo magico. Tem vários lugares com placas vendendo, mas não sei se é legal ou não. Não que eu tenha que me preocupar com isso...
Depois de passar dois dias em Bali, já estávamos cansados de tanta gente e motos nas vielas, praia suja e de falar "no thanks" resolvemos pegar um barco e ir pra uma ilhinha chamada Gili Trawangan.
Antes mesmo de chegar em Gili, já vimos que as praias eram bem diferentes de Kuta. A água era azulzinha e não tinha lixo na praia. Então depois de uma hora e meia de barco, desembarcamos em Gili.
Gili Trawangan é a maior das três ilhas Gili perto de Lombok. A ilha onde ficamos tem 800 habitantes e se leva 2 horas e meia para dar a volta nela inteira, andando. Nos demos a volta :) A ilha é muito bonita, a água é cristalina e muito boa pra fazer mergulho. Tem muitas tartarugas, peixes e tubarões. Mas nenhum desses da pra ver da beira da praia, só indo mais pro fundo.
Tivemos que fazer a mesma coisa que em Bali, sair andando atras de acomodação com as mochilas nas costas. Mas dessa vez não aceitamos nada caro. Ficamos em um lugar baratinho e bem perto da praia, por outro lado a descarga não funciona muito bem e a água é meio salgada. Mas tenho impressão que isso é na ilha inteira.
Ficamos 7 dias aqui e nossa rotina era mais ou menos assim: Levantar quando acabar o sono, tomar café, ir pra praia, almoço, descansar um pouquinho, mais praia, e jantar. Aproveitamos bastante, tomamos sol, apesar de ter chovido todos os dias mas normalmente era por pouco tempo.
Aqui também tem os vendedores oferecendo almoço, pulseiras, maconha e cogumelo mas em menor quantidade. Todo restaurante que você olha tem turistas e a praia ate que esta bem cheia pra baixa temporada. Na parte mais lotada da praia já da pra ver algum lixo pela areia e pela água. Imagino que daqui a uns 10 anos Gili vai estar igual Bali.
Enquanto isso não acontece nos temos o privilegio de conhecer um lugar lindo como esse!!


Renner & Ane Gimenes
Sent from my iTouch

5 comentários:

  1. Querida, quanta coisa interessante voce está vendo e aprendendo, né? Nosssaaaa! Voce escreve muito bem! Parece até a sua mãe! hehehehe Estou adorando ler tudo que voce escreve. Se cuida. Não toma água das torneiras! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi casal....que delicia as novidades de vcs...estou adorando acompanhar o blog e os comentários divertidissimos...hehehhe....até quando ficam por ai? e qual vai ser a próxima parada? Quero ver fotos tbm....um beijo monstro em vcs!!! Cuidem-se!! Beijos Marcela e Rafa.

    ResponderExcluir
  3. Oi casal !!
    Já estamos saindo de Bali agora e ainda ficamos mais hoje e amanha em Jakarta. Amanha a noite partimos pro Japão, um dos destinos mais esperados, hehehe. Assim que der nos postamos algumas fotos, por enquanto estamos só usando free wi-fi por aí.
    Grande beijo pra vcs

    ResponderExcluir
  4. Um velho amigo já dizia....
    "Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver" (Amyr klink)

    Mano.. sensacional! Você daí e eu daqui.. programando a próxima!
    Keep posting!
    abraço..

    ResponderExcluir
  5. puxa q aventura...comecei a ler o blog hj, pq o Rafa divulgou no twitter...além de me divertir com as aventuras de vcs, estou orando tb, afinal vcs chegam ao Japão num momento complicado, né? Mas o Senhor os guardará...
    vou passar sempre aqui pra ver se tem alguma coisa nova...
    beijo

    Lu Malecka

    ResponderExcluir