quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Introdução à Nova Zelândia

A Nova Zelândia (em Inglês New Zealand, em maori Aotearoa) é um pais no sudoeste do Oceano Pacífico formado por duas ilhas principais ( Ilha Norte e Ilha Sul) e por mais algumas ilhas menores, sendo a mais famosa a ilha Stewart. O nome indígena na língua maori para a Nova Zelândia é Aotearoa, normalmente traduzido como "A Terra da Grande Nuvem Branca". Os Domínios da Nova Zelândia também incluem as Ilhas Cook e Niue.

A maioria da população da Nova Zelândia é de ascendência Européia, os nativos Māoris são a maior minoria. Asiáticos e polinésios não-Māori (de Samoa, Fiji, etc) também são grupos de minoria significativa, especialmente em áreas urbanas. A língua mais falada é o Inglês.

A Nova Zelândia é um país desenvolvido e com bom reconhecimento internacional pelo desenvolvimento humano, qualidade de vida, esperança de vida, alfabetização, educação pública, paz, prosperidade, liberdade econômica, facilidade de fazer negócios, falta de corrupção, liberdade de imprensa , etc. Suas cidades também são consideradas as melhores para se morar do mundo.

A população total da Nova Zelândia é de aproximadamente 4 milhões de habitantes, compostos por 78% de descendentes de europeus, 13% de nativos Maoris, e 5% de polinésios das ilhas do Pacífico. (Daqui a pouco vai ter uma porcentagem grande de brasileiros tbm, hihi). Além disso, há uma minoria que descende de chineses (1,3%) e hindus (1%).

Curiosidade I: Cerca de 3,287 de pessoas vivem na Ilha Norte, sendo que 444,100 vivem na cidade de Auckland (a maior cidade do país), e somente 1,027 (dos quais nós dois fazemos parte) vivem na Ilha Sul.
Curiosidade II: A Nova Zelandia é a capital mundial das ovelhas, pois existem quase 14 ovelhas por habitante!!!

Os Maoris eram os moradores da Nova Zelandia quando ela foi descoberta. Após muita guerra entre os Ingleses e os Maoris, quase exterminio dos Maoris e tratados (Waitangi) para tentar deixar tudo "bem"para ambas as partes, as relações entre Maoris e "europeus"é pacifica e a cultura Maori é muito valorizada. A sua arte é vendido em quase qualquer lugar da NZ, o idioma é ensinado nas escolas em algumas series, e turistas (como eu, Renner e minha mãe, por exemplo) pagam para ver encenações e apresentações a fim de conhecer mais a fundo sobre sua historia e cultura. E vale a pena a experiencia!


O clima é ameno, (pra quem??? Só se for pra pinguin!!) com temperaturas raramente inferiores a 0 °C (ah, falou!!) ou superiores a 30 °C (aí é verdade). A temperatura média diária em Wellington, a capital, localizada no centro do país, é de 5,9 °C no Inverno e 20,3 °C no Verão.

O rugbi pode ser considerado o esporte nacional da Nova Zelândia, em segundo lugar vindo o críquete. A seleção nacional de rugbi tem um apelido, são os All Blacks, e são quase tão "idolatrados" pelos neozelandeses quanto a seleção brasileira pelos brasileiros (mas ao quieto estilo neozelandes!). A Nova Zelândia é também conhecida por seus esportes radicais e turismo de aventura.

Terremotos ocorrem frequentemente na Nova Zelandia devido ao país ser parte do Anel de fogo do Pacífico, que é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcanica. Aproximadamente 14.000 terremotos ocorrem todo ano, mas apenas 200 deles sao fortes o suficiente para serem sentidos.

Como ja é do conhecimento da maioria, em Setembro de 2010 um terremoto de magnitude 7.1 atingiu a regiao de Canterbury, e a cidade mais atingida foi Christchurch, onde eu e o Renner vivemos por um tempo e fica a apenas a 87 kms da cidade onde viviamos na época do terremoto. Geaças a Deus nao houve nenhuma morte em consequencia do terremoto, mas a cidade ficou bem destruida, e muitos negocios tiveram que ser fechados. Em Ashburton onde viviamos não tiveram muitos estragos nas casas, mas foi um momento assustador que nunca vamos esquecer. As 4:30 da manhã acordamos com a casa toda tremendo muito, um barulho muito forte, alarmes soando pela cidade e cachorros latindo. Espero nunca passarmos por essa experiencia novamente!

Fora os terremotos e o frio que as vezes incomoda, a Nova Zelandia é um pais muito bonito e bom de se viver. Levaremos muitas boas lembranças deste país!!


Essas são algumas informações sobre a Nova Zelandia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário