terça-feira, 25 de setembro de 2012

Espanha - parte 3. Mais Barcelona





Bus Turistic
Depois de andar tanto nos últimos dias, resolvemos fazer um passeio bem relax. Fomos até o Portal de lá Pau onde tinha um guichê que vendia ingressos para o Bus turistic, um busão aberto de dois andares que tinha 3 linhas diferentes que cobriam a cidade toda. Estava uma delícia, sentados no segundo andar, cabelos ao vento, calorzinho, ouvindo a narração nos fones de ouvido.  Paramos no estádio do Barcelona. Ele não é tão grande como os maiores estádios do Brasil, mas é bem organizado e é um passeio bem legal. Vimos a sala de troféus, sala de imprensa e fomos até as arquibancadas. Tudo muito limpo, moderno e organizado! 

Estádio do Barcelona

Casa del Ossos, obra de Gaudí

Voltamos pro ônibus, andamos em todas as linhas. Vimos o famoso prédio Casa Batlló, ou Casa del Ossos, restaurada por  Gaudí e que tem cara de caveiras na fachada. Depois vimos outra construção de Gaudí, Lá pedrera. Também muito bonita e diferente! O passeio estava muito bom, mas depois de algumas horas sentados, começou a dar um sono!!! Poxa, estávamos acostumados a andar horas e horas todos os dias pelos últimos 4 meses, ficar sentado era luxo! Acho que relaxamos um pouco demais, hehehe! Mas valeu, foi um passeio legal.





La Pedrera, também de Gaudí
No fim da tarde fomos comprar os ingressos para um show de guitarra espanhola que queríamos ver, e no caminho pro local vimos uma manifestação, uma passeata gigante com muita gente. Ficamos uns 10 minutos parados só olhando as pessoas passarem e não parava de aparecer mais e mais pessoas de todas as idades. Tinha jovens, velhos, famílias etc.  Eles estavam protestando contra a privatização do sistema de saúde, pelo que pudemos entender. Eu digo isso porque, pra quem não sabe, em Barcelona o idioma predominante não é o Espanhol, e sim o Catalão! Que é uma língua que parece misturar o espanhol com português e francês. Ás vezes ouvindo alguem falar catalão parece que você vai entender, mas não entende nada... Soa familiar. Uma língua muito interessante. Fiquei com vontade de aprender! A noite fomos jantar na rambla novamente. E a comida espanhola sempre muito gostosa e pratos bem servidos.

Praia Barceloneta
Escultura legal na praia Barceloneta



No dia seguinte, como ainda não tínhamos ido à praia em Barcelona resolvemos pelo menos ir dar uma olhada, já que era nosso ultimo dia de Espanha. Fomos à praia Barceloneta, que tem uma estrutura legal com restaurantes e lanchonetes na beira, ciclovia, chuveiros, banheiros e banquinhos. Como já havíamos feito check-out  do albergue não queríamos entrar no mar, então ficamos nos banquinhos ali na beira mesmo observando o povo, o mar, aproveitando o tempo bom e ficando com vergonha alheia das meninas européias de topless! Tinha vários outros turistas ali nos banquinhos perto do nosso, e em um deles tinha um casal namorando. Eles estavam pensando em varias coisas, menos na mochila deles que estava em cima do banco ao lado do rapaz. Quando de repente vimos um moço chegando de bicicleta, vestido normal (entenda-se, não parecia maloqueiro), falando no celular. Ele parou a bicicleta dele ali perto do banco dos namorados e ainda "falando" ao celular, muito sorrateiramente ele pegou a mochila pela alça e começou a ir embora. Graças a um americano que estava sentado perto de nós o ladrão não levou a mochila do casal.  O americano gritou algo como: larga isso, ladrão. Ei, cuidado ele esta roubando sua mochila!!! E então o ladrãozinho saiu andando, largou a mochila no lugar e saiu fingindo que ele não tinha feito nada, que não era com ele, mas quando estava mais longe fez um sinal com a mão para o americano.  ┌П┐(◉_◉)┌П┐


No pier de Barcelona
Parabenizamos o americano, afinal não é qualquer um que tem coragem de enfrentar um ladrão, pelo menos não no Brasil. 

Ficamos um pouco surpresos pois a cidade parecia tão segura! Mas percebemos que não se pode relaxar só porque parece seguro, gente ruim e mal intencionada tem em todo lugar! Que bom que nos acostumamos a ficar sempre com a alça da mochila presa no braço, na perna da cadeira, ou em algum lugar, justamente pra evitar esse tipo de coisa.

Xingando o juiz no estádio do Barsa
Saindo da praia e deixando o susto do "quase-roubo" pra trás, fomos almoçar num dos restaurante ali da beira da praia. Comemos frutos do mar bem fresquinhos, hummmm.  Saindo de lá fomos comprar nossas lembrancinhas de Barcelona nas dezenas de lojinhas da Rambla. 



Hummmm
 Batemos papo com os vendedores que eram na maioria indianos imigrantes, então falei umas palavrinhas em Hindi , contamos que já fomos pra Índia e consegui um desconto $$ (bem pequeno, mas tudo bem) !!! Voltamos pro albergue, pegamos nossas mochilas e levamos tudo pra estação de trem onde elas ficariam guardadas no guarda volumes até a hora que saíssemos do show mais tarde.




Palau de la Musica Catalana
Então fomos pro Palau de la música Catalana, um lindíssimo teatro, onde assistimos a um espetáculo (em todos os sentidos da palavra) de guitarra espanhola. Era um quarteto de cordas fazendo um show baseado no estilo de guitarra espanhola mas com música clássica, música popular nacional , internacional, e com uma excelente pitada de humor! Foi inesquecível! Não pude deixar de pensar no meu pai, que foi um grande amante da música e em especial das guitarras, ele teria amaaaaado esse show...  Valeu cada centavo de Euro!! :D

Detalhes da arquitetura do teatro
Felizes depois do show, já quase meia noite, seguimos pra estação pra retirar nossa bagagem do guarda volumes. E para nosso infortúnio o bendito lugar estava fechado desde as 22:00 hrs e só abriria as 8:00 da manhã!!!!! Caramba, e agora? Nosso vôo saía as 7:00 hrs do aeroporto que ficava a mais ou menos uma hora de lá! Meu Deus e agora, e agora, e agoraaaaa???? E pra ajudar o trem ia parar de rodar a meia noite e não conseguiríamos ir pro aeroporto nem que conseguíssemos pegar as malas. Estávamos mesmo num beco sem saída!

Depois de um pouco de discussão e de apontação de dedos, resolvemos usar a cabeça juntos pra resolver o problema. Achamos um funcionário da estação e imploramos pelo amor de Deus pra ele abrir o guarda volumes e nos deixar pegar as malas. Ele no começo disse que não dava, que estava fechado. Mas acho que viu nosso desespero e acabou cedendo. Abriu o local e nos deixou pegar as coisas. Agradecemos o cara em todas as línguas que sabíamos!!! Uuuufa!! Conseguimos! Mas sem chances de pegar o trem pro aeroporto, já tinha fechado...  Então fomos andando meio sem rumo e perguntando pras pessoas na rua se elas sabiam onde tinha ônibus pro aeroporto. Nos indicaram o caminho e conseguimos pega-lo direitinho. :D

Interior do Palau, antes do show, quando era permitido tirar fotos 
Entramos no aeroporto que seria nossa casa aquela noite. Fomos procurar um canto quente, um banco, uma parte com carpete, qualquer coisa que servisse de cama, mas não tivemos sorte. Acabamos indo nos aninhar entre duas lojinhas que estavam fechadas, e ali no piso frio do aeroporto esticamos nossos lençóis-saco de dormir, nos cobrimos com nossas jaquetas e tentamos dormir. Vida de mochileiro não é facil, não! 

E entre um cochilo e outro fiquei pensando nas pessoas que não tem uma casa, uma cama quentinha, um travesseiro e dormem num lugar muito pior que aquele todas as noites. E nós por opção própria estávamos dormindo ali no chão aquela noite. Isso me fez pensar que devemos dar valor ao que temos, por menor e mais simples que seja, porque dormir no chão duro e frio não é nada bom. Muita gente gostaria de ter aquilo que temos e muitas vezes achamos que não é nada demais. 

Logo amanheceu e já era hora de fazer o check-in na Ryan air e embarcar pra Roma! E assim, com muita adrenalina, trapalhadas e um chão frio terminamos nossa passagem pela bela Barcelona. Não nos esqueceremos desse lugar com sua história, cultura e paisagens tão lindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário