Voamos de Cairo durante a madrugada, e chegamos muito cedo em Madri. Só pela parte de dentro do aeroporto ja dava pra ver que chegamos em um país muito avançado, limpo e organizado! O aeroporto estava deserto e quase tudo fechado, mas era muito grande e bonito. Como era bom entender as placas e a sinalização! E principalmente, como era bom entender o que as pessoas falavam!!
Então fizemos cambio das Libras Egipcias e Dolares por Euro, (que nos retornou poucas notas) e fomos procurar um balcão de informações turísticas pra pegar pelo menos um mapa, mas estava fechado! Então esperamos mais um pouquinho na frente da entrada do metro, que era no aeroporto mesmo, e logo embarcamos pro centro de Madri pra procurar albergue.
Chegamos tranquila e confortavelmente no centro e começamos a procurar a rua do albergue que tinhamos o endereço. Não tinha ninguem na rua pra nos dar informação, ainda era antes das 7 da manhã, mas conseguimos encontrar! E pela primeira vez em varios meses, a manhã era fresca e estavamos ficando com um pouco de frio só de short e camiseta! Assim que chegamos no albergue reservamos nossas camas, que eram as unicas disponiveis e somente porque houve desistencia!Madri estava lotada!!! Mas não podiamos ainda fazer check-in, então fomos conhecer o local. E aí percebemos porque o preço era tão mais caro do que esperavamos, ou estavamos acostumados... O serviço também era muito superior ao que estavamos acostumados. Tinha varios computadores à disposição dos hóspedes, banheiros limpos, ducha boa, cozinha, armarios com cadeados pra maior segurança, etc...
|
Praça Maior |
Estavamos com sono porque não dormimos muito a noite, o vôo foi curto, então fomos tomar café da manhã e dar umas voltas pra ver se dava uma despertada! Pesquisamos um pouco sobre Madri e o que tinha pra fazer lá, e depois fomos até um centro de informações turisticas pegar uns folhetos e mapas. Muito bom serviço, tinham varios folhetos de atrações, tours, etc... Inclusive, pegamos informações sobre shows de flamenco, que gostariamos de ver enquanto estavamos em Madri.
Saindo de lá, fomos até a Praça Maior, que é cheia de restaurantes, cafés, lojinhas, artistas de rua e lotada de turistas!!! Almoçamos por lá, num restaurante muito popular: o museo del ramón. O Renner ja provou logo o famoso presunto ibérico, e eu ja pedi uma paella pra começar bem a comilança pela Europa! Sempre acompanhado de um bom vinho, como é de costume dos espanhóis! Como era bom não ser perturbado por vendedores ambulantes enquanto estavamos comendo ao ar livre, como acontecia desde a ásia, até o oriente médio! Estavamos contentes em finalmente não precisar ficar escondendo a maquina fotográfica, e não nos preocuparmos tanto com a segurança das nossas mochilas! Por outro lado, todos os demais turistas pareciam muito mais ricos que nós dois!!! hehehe
|
Almoço no Museo del Ramón, na Praça Maior |
Depois da comida e vinho, cançados pela falta de sono e pelo calorão que fazia agora, resolvemos nos movimentar, senão iamos dormir ali mesmo!! Então continuamos passeando e conhecendo a cidade, observando os artistas de rua e a multidão que agora lotava as ruas e praças. Então o cansaço bateu, e resolvemos fazer alguma coisa que não tivessemos que andar muito... Estava estreando X-Men first Class no cinema, então resolvemos assistir! Foi muito legal! E era legal que com as legendas em espanhol quando perdiamos alguma coisa do ingles, conseguiamos ler a legenda, diferente do cinema do Egito que fomos. Lá era legenda em árabe, não entendeu o ingles, perdeu!!
O filme acabou umas 8 da noite, voltamos pro albergue, levamos as malas pro quarto (compartilhado com mais 10 pessoas), tomamos banho e ficamos conversando um pouco com um casal de americanos, até eles sairem pra balada. Assim que eles saíram eramos os unicos dormindo. O resto do quarto começou a aparecer quando ja estava quase claro, a maioria bebados, pelo barulho desajeitado que faziam! Mas isso nem incomodou, o sono era maior que tudo!!
Levantamos cedo porque tinha o famoso Free Walking Tour. Fomos com mais um pessoal do albergue, inclusive dois brasileiros, pra Praça Maior de onde começaria o tour. Esperamos um pouquinho e logo tinha bastante gente por la. Dividiram o grupo em dois, tour em Ingles e tour em Espanhol. Resolvemos ir no tour em Espanhol, ja que ficariamos pouco tempo na Espanha queriamos aproveitar ao maximo o contato com a cultura, lingua e com o povo! E claro que isso seria um desafio a nós mesmos, um tour de 3 horas e meia todo em espanhol madrilenho!! Fazia tanto tempo que não praticavamos Espanhol!!
|
A Ursa e o Madronho |
O tour foi muito legal, o guia era gente boa, aprendemos muito sobre os pontos turisticos de Madri, que na verdade são tambem os pontos históricos do país. Então de lambuja ja aprendemos também sobre a historia local! Conhecemos melhor a praça maior, e sobre os frequentes incendios que aconteciam lá, depois fomos para a Praça do Sol e vimos a ursa e o madronho, famosa estatua que é simbolo de Madri, a linda arquitetura antiga da praça e vimos também o acampamento de manifestantes "peroflautas" na praça (tipo hippies, desgrenhados e mal vestidos, que são figuras carimbadas das manifestações).
|
Botín, o restaurante mais antigo do mundo |
Rodamos toda a cidade, vimos o congresso, que ainda tem marca de tiros de uma tentativa de golpe militar que aconteceu nos anos 80. Conhecemos o restaurante mais antigo do mundo, Botín, fundado em 1725, e ainda em funcionamento. Infelizmente nossos poucos euros não foram suficientes pra experimentarmos a sua comida... Mas ta aí a foto! Vimos parte do muro que cercava a cidade no passado e que separava os ricos e cristãos dos pobres, prostitutas e assassinos, mas onde muitos dos "cristãos" pulavam o muro a noite! Foi muito interessante aprender tanto sobre a historia dessa cidade tão rica em historia e belezas! Depois do tour demos nossa contribuição ao guia, e fomos até o teatro comprar ingressos pro Show de flamenco que queriamos ver.
|
Congresso |
Depois dos Ingressos comprados, que não foram tão caros quanto achávamos que seriam, voltamos pro albergue pra nos arrumarmos (pelo menos tentamos) afinal, era nosso aniversario de 6 anos de casados!! E a comemoração seria em grande estilo: Show de Ballet Flamenco! O Show foi incrível! Foi realmente uma mistura muito bem feita de ballet com flamenco, e oresultado foi excelente!
Depois do show voltamos pro albergue e lá conhecemos outro casal de americanos. Ficamos conversando um pouco, e depois decidimos sair juntos pra jantar. O cara ja tinha vindo pro Brasil, e até tinha feito tour na favela (kkk), casalzinho legal!E apesar de ser nosso aniversario de casamento, gostamos de ter mais companhia, fazer amizade é sempre bom! Fomos num restaurantinho mexicano, a comida estava muito boa, o restaurante estava lotado, e ja era quase meia noite! Depois fomos dar uma volta, e vimos que as ruas estavam lotadas também! Parece que todo mundo saiu da toca por volta da meia noite. E não era só jovens, tinha familias inteiras saindo pra jantar essa hora! Brasileiro janta tarde, mas espanhol... Caramba! Então compramos uma cervejinha e ficamos numa praça conversando. Quanto mais tarde, mais jovens apareciam nas baladinhas perto dessa praça. E de repente fomos expulsos da praça pq ela ia ser lavada, então tivemos que sair, e percebemos que ja era 5 da manhã. Mas foi muito bom poder ficar na rua, sentados numa praça, com total segurança, sem nenhuma preocupação. Quando no Brasil, pelo menos em SP poderiamos fazer isso?
|
Elenco do show de Ballet Flamenco |
No outro dia tentamos não acordar muito tarde, ja que não tinhamos muito tempo em Madri. Compramos café da manhã num mercadinho do lado do albergue e fomos pro computador pesquisar sobre Barcelona, onde iriamos naquela noite. Na hora do almoço fomos pra uma feirinha tradicional que acontece todo domingo chamada La Latina. Pena que chegamos um pouco tarde e ja estava acabando, mas foi legal mesmo assim. Almoçamos num Tapas bar no mesmo bairro, onde como é de costume na Espanha, com qualquer bebida alcoólica que se pede,vem um tapa junto. Não, não é uma bofetada, é um pequeno lanche ou porção de comida.
|
Lado de fora do Museu do Prado |
Saindo do bairro onde aconteceu a feira, fomos pro Museu do Prado. É um museu muito grande e bonito, com obras de arte importantes e belíssimas. Mas não conseguimos ver tudo, acho que o cansaço acumulado estava falando mais alto. Então vimos as obras que mais nos interessavam, como Dalí, Picasso, Da Vinci etc e seguimos até a porta de Alcalá que é um monumento muito bonito, junto ao Parque do Retiro. Só andamos pelo parque um pouco enquanto tomavamos um sorvetinho pra refrescar.
De lá ja fomos pro albergue pra buscar nossas malas, pq tinhamos que ir essa noite pra Barcelona. Paramos pra comer no Taco Bells, que é um fast food de comida mexicana, muito famoso nos Estados Unidos e que o Renner ainda não tinha provado. Depois de comer uns taquitos saborosos, fomos correndo pra rodoviária, e quase não pegamos nosso onibus!
O onibus, finalmente era bem confortavel, poderiamos dormir bem nessa viagem de 8 a 10 horas, certo? Errado! O povo tava em ritmo de festa, falavam mais alto que um papagaio, e mal conseguimos dormir... Mas tudo bem!
Nosso unico arrependimento quanto a Madri foi ter ficado muito pouco tempo! Gostamos muito da cidade, parece um lugar onde gostariamos de viver. Tudo muito vivo e animado, ruas limpas, pessoas educadas. Entrou também pra nossa lista de lugares onde quero voltar um dia!
|
Museo del Prado! |
Renner & Ane Gimenes
Sent from my iTouch