sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jordania - Amman & Petra

Chegamos na Jordânia e já no aeroporto começamos a ver como o Oriente Médio é diferente do resto do mundo, tanto as pessoas e suas crenças quanto a geografia do lugar. Também voltamos a ter problemas com a língua, já que não muita gente parecia falar inglês, mesmo no aeroporto. O aeroporto parecia meio pequeno pro que eu estava esperando do pais mas assim que pegamos o ônibus e ele saiu do terminal vi que tinham umas obras imensas pra construção de um outro terminal muito maior e bem mais moderno.
Chegamos num terminal de ônibus já em Amman, e lá tinhamos que pegar um taxi ate o centro da cidade. No hotel fizemos checkin e fomos dar uma volta e almoçar. Estávamos empolgados para comer comida árabe, já que o pouco que conhecíamos da comida árabe no Brasil, nos dois gostávamos. Acabamos comendo o prato principal da comida deles, pão pita e hommus, uma pasta feita de grão de bico. Tava muito bom, e de lá seguimos, de barriga cheia, pro Teatro Romano, construído pelos romanos na época do império. Bem interessante, talvez porque esperavamos ver esse tipo de coisa em Roma e não aqui.
Depois fomos para o topo da montanha no centro da cidade para ver a Citadela. Tivemos um pouco de dificuldade pra encontrarmos o caminho ate lá, mas subimos umas ruas, seguimos as informacoes de uns locais, escalamos umas pedras e por fim chegamos, só pra depois percebemos que entramos pelo lugar errado, porque a entrada do lugar e a bilheteria ficavam do outro lado do morro. Bom, já estávamos lá dentro mesmo, ai fomos dar uma volta, ver a vista da cidade lá de cima e os restos dos templos que um dia existiram lá em cima. Diz a lenda, que o templo de Hercules ficava lá, e que os destroços que existem lá são desse templo, vai saber neh. 

Enquanto andávamos, um guia estava por lá oferecendo seus serviços para todos os turistas, e já veio falando em espanhol com a gente, ai pra despistar, falamos que nao falávamos espanhol e que éramos brasileiros. Ai ele apontou pra uma menina ali perto e falou que ela tbm era brasileira!! Ai já começamos a conversar com ela e depois de um tempão fomos continuar a ver a citadela. Vimos, tiramos fotos e achamos meio sem graça, mas valeu por termos conhecido uma brasileira, Flavia, de Manaus, que morava na Espanha. De lá, fomos ate um café conhecido na cidade, tao conhecido que ate o Rei da Jordânia vai lá de vez em quando. Depois de algumas horas lá papeando e comendo o tradicional pão pita com hommos de novo, voltamos pro hotel. Gostamos do que vimos de Amman e apesar de não ter muito o que fazer, visitamos os pontos turísticos, comemos comidas tradicionais e achamos o ambiente bem legal, e tudo em um dia só!

No segundo dia saímos cedo com um tour que pegamos que pararia em alguns lugares e nos deixaria na cidade de Petra. A primeira parada foi em Madaba, em uma igreja católica que tinha o chão coberto com um mosaico da terra santa. Hoje em dia, só uma parte sobrou mas se pode ver claramente a cidade de Jerusalém, mostrada dentro dos muros. Apesar de ser uma igreja católica, nos gostamos de visitar essa igreja por ser um lugar cristão, porque o que já tínhamos visto de templos de todas as outras religiões ate agora não é brincadeira. E ver algumas passagens bíblicas todas feitas em mosaicos foi bem interessante.
De lá fomos para o Monte Nebo, onde foi construída uma igreja no local da morte de Moisés. A igreja também tem uns mosaicos interessantes, mas só pudemos ver alguns e as fotos dos maiores que estavam dentro da igreja que estava em reforma. Atras de igreja tem uma vista muito legal, se pode ver o Mar Morto a cidade de Jericó a distancia e o vale onde é a fronteira entre Jordânia e Israel. Essa vista, na verdade, foi a parte mais interessante do monte Nebo.
Descemos do monte já em direção ao Mar Morto, nossa próxima parada. A vista era bem legal, tudo meio desértico, pena que a Ane não estava vendo nada e nem curtindo nada, passando mal em todo o caminho ate o pé do morro.
Lá em baixo, paramos numa praia que mais parecia um resort. Pagamos uma bolada pra entrarmos e nem paramos na piscina, nem nas espreguiçadeiras que tinhamos direito e fomos direto pro mar!! Toda a borda da água é cheia do sal, o chão é meio que feito de pedras de sal na parte rasa da água. Quando você entra na água, já consegue sentir na pele que tem algo diferente com a água. Da pra ver o óleo da sua pele na água em volta do seu corpo. E quando vc tenta afundar o corpo todo na água, simplesmente não da!! Você começa a boiar !!! É realmente impressionante, da ate pra ler um livro boiando na água.
Depois ainda paramos sobre outro vale com uma vista bem legal da cidadelá embaixo. Depois a ultima parada foi num castelo da época das cruzadas, que apesar de não estar tao preservado como outros daquela região, foi bem legal de ver os tuneis, toda a estrutura das partes de dentro e lógico que a vista do lado de fora com aquelas torres enormes muro acima.
Mais pro fim da tarde, chegamos na cidade de Wadi Musa (Vale de Moisés), mais conhecida como Petra. Andamos ate uma guesthouse que tinha uma área externa bem legal, com uma tenda grande em estilo beduíno, o povo do deserto. O ambiente era bem legal, cheio de mochileiros e quando serviram a janta então, ficou melhor ainda!! Um buffet com varias comidas típicas árabes. Ótima comida, ótima vista do vale onde fica Petra e uma área bem legal pra se conhecer varias pessoas. Foi uma dos melhores lugares que ficamos em um bom tempo de viagem.


No dia seguinte, ficamos sabendo que tinha um brasileiro ficando lá tbm e acabamos conhecendo o Jorge ainda de manha, ai fomos almoçar juntos num restaurante no centro. Voltamos pro hotel, demos mais uma papeada, uma descansada a tarde, usamos a internet um pouco e combinamos de irmos os três pra Petra no dia seguinte cedo. A janta foi muito boa de novo e fomos dormir meio tarde pra quem ia levantar antes das 6 da cama.

Acordamos cedo para irmos para Petra. Pegamos a van da guesthouse que nos deixou na entrada. Fomos descendo pelo caminho e a medida que descíamos víamos canions cada vez maiores. E todo o caminho era no meio das montanhas de pedras ate que chegamos no palácio mais conhecido. Foi lá que foi filmado o Indiana Jones e a última cruzada.


É realmente impressionante o fato que a tantas centenas de anos atras aquilo foi feito simplesmente entalhado nas pedras e ainda esta lá do mesmo jeito ate hoje. Muitas das cavernas já estão sem os detalhes que um dia foi entalhado do lado de fora mas as cavernas continuam lá. Depois continuamos pelo caminho ate um outro palácio no topo de um monte e que era dos principais e o mais longe da entrada. Andamos um tempão vendo varias ruínas romanas e outras cavernas usadas pelos moradores da antiga cidade de Petra. Ao chegarmos lá em cima vimos outro palácio quase tão impressionante quanto o anterior, aliás os dois são bem parecidos. O caminho pra descer foi bem mais fácil e rápido e começamos a voltar pelo meio dos canions ate uma escadaria que levava ate o topo de outro morro. Vários minutos depois estávamos lá em cima praticamente mortos de cansaço. Vimos um altar de sacrifícios lá no topo, que era como uma piscininha rasa e uma mesinha na frente. De lá tambem tinha a vista de praticamente todo o lugar. Muito legal ! Víamos quase todos os caminhos que andamos pelo meio dos canions, as ruínas romanas na parte aberta e o começo do caminho para a primeira montanha que subimos.

Descansamos um pouco com aquela vista impressionante aos nossos pés e partimos para a descida e volta pra guesthouse. Quando chegamos no chão todo o caminho estava cheio de tours, guias e burrinhos, o que deixava praticamente impossível a tarefa de tirar uma foto de voce sozinho na frente dos palácios. Ainda bem que como chegamos bem cedo nao tivemos esse problema.
Na saída rachamos um taxi e voltamos para a guesthouse só para tirar um cochilo a tarde já que estávamos podres de andar tanto debaixo do sol forte que fazia lá. Mais tarde ao por do sol, jantamos e combinamos o tour que faríamos no dia seguinte.

Iríamos passar a noite no deserto!!!


Renner & Ane Gimenes
Sent from my iTouch

Nenhum comentário:

Postar um comentário