sexta-feira, 22 de abril de 2011

China - Pequim(Beijing)

Passado o susto das primeiras impressões, China é um pais muito interessante. Uma cultura milenar da qual podemos aprender muitas coisas.

Começamos nossa estada em Beijing, como é conhecida fora do Brasil, visitando o Templo do Céu. Um parque muito grande com vários templos onde os imperadores da antigüidade iam pedir a benção sobre as colheitas. Como os imperadores tinham acesso a todo os templos, o povo obviamente era proibido de entrar. Isso ate algumas décadas atras quando todo o parque foi aberto ao publico.
Publico esse que hoje em dia é basicamente turistas principalmente de dentro da própria China.
Perto desse templo também fomos em um calçadão, onde circula um bonde indo do começo ao fim da rua. Essa rua é cheia de lojas de roupas, de marcas caras e conhecidas de todo o mundo, lojas de doces, lanchonetes estrangeiras, restaurantes e principalmente lojas de souvenirs. Com lembrancinhas de todos os jeitos, tamanhos e preços.

Depois de vermos a arquitetura muito bonita dos templos e construções antigas, fomos tentar comer alguma coisa. Em todos os restaurantes que fomos víamos coisas muito bizarras no menu como língua de touro, bucho de porco, cabeça de peixe, ovo em conserva(preto e podre,rs) então era bem difícil escolher alguma coisa pra comer. Acabamos que a Ane pedia uns pratos de arroz com vegetais e eu acabava tendo que pedir frutos do mar, porque as carnes eram todas de origem desconhecida, pelo menos por nos que não entendíamos o menu.

Lá pelo terceiro dia mudamos para um outro albergue que tinha restaurante onde começamos a pedir pasteizinhos chineses (dumplings) e rolinhos primavera.

Nesse albergue pegamos um tour pra subir a grande muralha da China. Saímos bem cedo com a van cheia e pegamos um belo trânsito porque era feriado nacional. Depois de algumas horas começamos a subir e parecia que nunca pararíamos de subir. Descobrimos o porque do trecho que visitamos não ter muita gente, era muito íngreme!!!

Mesmo com as pernas doloridas, aproveitamos ao máximo, tiramos muitas fotos e curtimos a paisagem. Mesmo tendo gostado muito, não achamos tao deslumbrante como nas fotos que nós mesmo tiramos. Digamos que a muralha é bem fotogênica.

Uma das coisas mais irritantes de ser um turista, é que as vezes as pessoas tentam tirar proveito de você. E em uma das torres da muralha, tinha uma escada de madeira para ter acesso ao topo da torre. Onde nos subimos pra tirar fotos, e quando descemos um velho chinês veio nos cobrar por ter usado a escada "dele". Ele nos mostrou uns rabiscos na parede, que segundo ele, avisava sobre a cobrança. Tentamos argumentar para não pagarmos, afinal estávamos num local publico, mas quando o velho começou a gritar num inglês tosco, e resolvemos seguir um conselho de um amigo bem viajado. As vezes é melhor evitar confusões e pagar, mesmo indevidamente, porque provavelmente esse dinheiro vale muito mais pra ele do que os 1 ou 2 dólares valem pra você. Então pagamos chorando e ele saiu sorrindo e agradecendo. Fora que depois ficamos sabendo que todas as pessoas do nosso tour, caíram no mesmo truque, rs.

Depois de descermos da muralha nos juntamos com o grupo novamente pra um almoço num restaurantinho bem ao lado da muralha. Comemos uns legumes apimentados, um ensopado de carne de não sei o que, arroz e mais umas coisinhas. Ate que estava bom!

No dia seguinte, como estávamos meio cansados e com as pernas doloridas pegamos leve durante o dia, mas a noite foi interessante. Fomos numa feirinha noturna, onde tinha artesanato, roupas, mas principalmente comidas exóticas. Tinha polvo, lula, cobra, rins, pintinho frito com cabeça e tudo, pênis de boi, escorpião, lagartixa, tudo no espeto e frito. Resolvemos experimentar o escorpião que não tem muita carne, e já ouvimos dizer que não é tão mal. Realmente, tem a textura de casca de camarão e um gosto um pouquinho amargo. Não comeria uma porção deles mas valeu a experiência! O engraçado é que percebemos que os chineses não comem essas coisas não! Quem come são os turistas! Mas cobra, polvo e pintinho eles comem!

Fomos também na famosa Cidade Proibida, que não é mais proibida, onde muitos filmes já foram filmados, principalmente os de Kung Fu! O lugar é muito bonito, com os telhadinhos característicos chinês, e seus muitos templos e pátios. A única coisa meio chata é que por causa do feriado estava muito cheio, e as fotos acabaram sendo a maioria grupais! Mas valeu ter conhecido esse lugar histórico tão bonito.
Nesse mesmo dia a noite, tínhamos comprado ingressos para ver um show de Kung Fu. Era uma peça teatral misturada com artes marciais cheio de luzes e efeitos bem legais. O show mostrava a trajetória de um jovem monge desde sua infância enfrentando as dificuldades do treinamento ate conseguir atingir o posto de "monge mestre" do monasterio. E durante o treinamento foram mostrados as lutas com os diversos estilos de Kung Fu.
Foi um ótimo show, que nos fez terminar nossa estada na China em grande estilo. Gostamos muito do pais apesar das dificuldades encontradas na hora de comer ou simplesmente de falar com os chineses, porque poucas pessoas falam bem inglês, ou falam alguma coisa de inglês. Ficamos com vontade de conhecer outras cidades como Sanghai e Xi'an mas quem sabe na próxima visita!!
E no dia seguinte lá vamos nos pra Hong Kong !!


Renner & Ane Gimenes
Sent from my iTouch

3 comentários:

  1. Que legal essa aventura na China. Aproveitem mesmo pra aprenderem e verem tudo aquilo que voces estudaram na escola e viram nos livros e na TV. Ai vivo sempre fica mais tempo na memória. Gosto muito da forma como voce Renner escreve. Voce é um ótimo escritor e a Ane também (puxou a mamãe). Tambem, lembrem-se de que voces estão se deparando com pessoas muito pobres e famintas. Esses trocados que voces de vez em quando tem que dar, é uma benção para alguma familia pobre. Orem pelas pessoas que voces estão conhecendo. Boa Viagem. Deus continue abençoando voces. Cuidem-se! Saudades, Beijos!

    ResponderExcluir
  2. eita vcs tao realizando meu sonho... conhecer a cidade proibida... lembra do filme o ultimo buda? a e tem aquele da adaga voadora... tudo muito lindo... mas eu acho q iria passar mal com a culinaria hehehe muita fritura neh

    ResponderExcluir
  3. ALE:
    Nossa Ane e vc comio aquele escorpiao??? yucky =P
    eu nao ia ser capaz de isso nao haha. muito bem meus amigos. parece un lugar muy interesante, aunque debe ser muy complicado intentar comer jajaj lo quiero muuuuucho

    ResponderExcluir